Qual a importância de ter um consultor de vendas na sua empresa?

Quando o assunto é aumentar as vendas, toda empresa enxerga o setor comercial como crucial para o crescimento da empresa. Segundo pesquisa da Hubspot, 70% das companhias afirmam que a principal prioridade dos vendedores é fechar mais negócios.

Entretanto, muitos vendedores têm dificuldades para comercializar seus produtos e serviços diretamente ao cliente. De acordo com a mesma pesquisa, 34% dos profissionais dizem que fechar o negócio está cada vez mais difícil.

Por isso, as empresas estão buscando formas de melhorar o processo de venda, e uma solução adotada para melhorar os resultados é a contratação de um consultor de vendas.

Com intuito de melhorar a assertividade de como vender mais, o consultor de vendas é um profissional especializado na área comercial que observa as principais deficiências no processo de venda e oferece várias soluções para otimizar as ações.

1 – Ajuda na capacitação da equipe

Se você deseja contratar um consultor de vendas, conheça 5 vantagens do consultor para as empresas.

Uma consultoria de vendas pode ser muito útil na hora de capacitar a os funcionários da área comercial.

Levando em consideração que é uma área que exige o desenvolvimento de habilidades de persuasão e disciplina, contratar esse serviço melhora os processos relacionados a área de vendas.

Com uma equipe muito bem treinada a empresa pode ser mais eficiente em todo processo de vendas da empresa.

2 – Identifica erros no processo de vendas

Caso a empresa já tenha um método específico de vendas, a consultoria ajuda a diagnosticar os pontos positivos e negativos das ações de vendas.

Geralmente esse trabalho é feito de acordo a imersão no processo em si para identificar os erros e oportunidades para melhorar a abordagem do vendedor com o cliente.

Dessa forma, é possível solucionar possíveis gargalos que podem atrapalhar o fluxo dos processos, aumentando a efetividade no processo de venda.


3 – Adequação no processo das vendas

Não existe uma receita pronta de boas práticas de vendas. Ou seja, é preciso que cada negociação tenha um procedimento personalizado para determinados clientes.

Indo nessa direção, um consultor de vendas tem grande importância, pois ele vai ajudar a empresa em definir o diálogo com o cliente a partir de um processo dividido em 3 pilares:

  • Persona;
  • Funil de venda;
  • Jornada de compra.

Devido a sua especialidade na abordagem e condução da venda, os consultores são pessoas especializados no tema e vão guiar a empresa para que ela crie a melhor abordagem de venda.

4 – Melhora na inteligência comercial

A Inteligência Comercial envolve o conhecimento e o valor de mercado dos produtos da empresa.

Nessa área, o consultor de vendas pode indicar qual a estrutura do discurso de venda e os seus diferenciais, conseguir listas de leads para prospectar e outras atividades essenciais para a otimização do discurso de como captar clientes.

O consultor é responsável por entender o que já foi feito e procurar meios para o processo ser mais eficiente e completo, utilizando ferramentas de vendas e estrutura interna.

Segundo a pesquisa da Martech, 65% das empresas que adotam ferramenta de vendas conseguem identificar melhores clientes para a venda.

5 – Ganho de conhecimento

E por fim, saiba que a consultor de vendas consegue entender os aspectos que envolvem a área comercial da empresa, desde questões de mercado até o lado emocional do cliente na transação.

Por esse motivo, a consultoria é uma ótima fonte de conhecimento na melhora dos processos. Saiba que obter conhecimento de especialistas pode ser um diferencial grande para os vendedores melhorem o processo de venda.


Contrate o consultor de vendas para alavancar seus resultados

O consultor de vendas é um profissional importante para ajudar os vendedores no seu processo de venda.

Com ele é possível saber exatamente quem é o cliente, qual a razão e o objetivo de comprar aquilo que ele procura.

Esses profissionais ajudam os funcionários a desenvolver habilidades como persuasão e disciplina para melhorar a abordagem e o diálogo com o cliente.

O consultor também enxerga os pontos negativos dos processos, quais são os erros que atrapalham os fluxos de venda e indica pontos de melhoria nos processos.

Na jornada de compra, a consultoria tem um papel importante na adoção da melhor abordagem de venda. Com o uso da persona, do funil de vendas, e da jornada de compra, ele direciona uma abordagem de venda mais assertiva.

Além disso, os consultores de vendas também ajudam na inteligência comercial e no valor de mercado dos produtos. Dessa forma, é possível encontrar ferramentas de vendas para tornar o processos de venda mais eficazes.

E para terminar, o consultor de vendas é um pode auxiliar na capacitação dos vendedores. Por isso, a empresa que adota a consultoria de vendas será beneficiado com um processo de venda diferenciado e uma equipe preparada para alavancar as vendas da empresa.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.