5 estratégias para atrair clientes com as mídias digitais

Em 2019, havia mais de 3,4 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo. E esse número deve crescer ainda mais nos próximos anos. Com isso em mente, faz sentido que os varejistas de comércio eletrônico prestem atenção às estratégias que melhoram a aquisição de clientes por meio das mídias sociais. 

Atualmente, os clientes exigem um cumprimento mais rápido e preciso quando fazem compras. Portanto, qualquer varejista que ofereça isso tem mais chances de fazer vendas e aumentar sua receita. 

Aproximadamente 87% das empresas acreditam que o uso das mídias sociais ajuda bastante a permanecer competitivas. É por isso que os clientes e as mídias sociais devem se unir ao criar uma estratégia de marketing eficaz.

Qual é o papel das mídias sociais no comércio eletrônico?

O uso da mídia social tem aumentado constantemente nos últimos anos. E, com mais pessoas adotando plataformas como Instagram e Facebook, o relacionamento entre clientes e mídias sociais não parece que terminará tão cedo. 

É por isso que essa é uma tendência que sua empresa deve aproveitar se quiser ficar à frente da concorrência. Com cada usuário de mídia social gastando em média 5 horas em suas plataformas por dia, os profissionais de marketing estão percebendo o fato de que a promoção de seus produtos através dos canais de mídia social pode aumentar seus negócios. 

Conectar-se aos clientes através das mídias sociais pode direcionar tráfego significativo para a sua loja e ajudar a aumentar as vendas. É por isso que as mídias sociais e o comércio eletrônico estão intrinsecamente vinculados.

De acordo com um infográfico publicado, aproximadamente 71% dos consumidores têm maior probabilidade de recomendar uma marca para outros usuários se a interação da mídia social com essa marca for positiva. 

Aproximadamente 42% da população mundial usa mídias sociais, enquanto 88% dos millennials usam mídias sociais pelo menos uma vez por dia. É por isso que aproximadamente 73% dos profissionais de marketing on-line acreditam que o marketing de mídia social é eficaz .

Como as mídias sociais atraem clientes?

Mas, todos esses fatos e números impressionantes levantam a questão de como a mídia social atrai clientes? A resposta é surpreendentemente simples. Uma ótima campanha de mídia social criará reconhecimento da marca, colocando sua marca na frente do público certo. 

Talvez o mais importante seja que uma estratégia eficaz de mídia social criará uma tribo em torno de seus produtos, fazendo com que pareçam itens legais e indispensáveis, tudo isso direcionará os clientes para a sua loja.

5 razões pelas quais as mídias sociais devem estar na sua estratégia de marketing

Toda estratégia de negócios tem seus benefícios, mas o marketing de mídia social tem muitos. Aqui estão cinco razões pelas quais você deve trabalhar para atrair clientes com a mídia social:

Capacidade de vender para um público maior

Um relatório recente mostra que aproximadamente 90% dos profissionais de marketing conseguiram aumentar significativamente a exposição on-line das empresas que estão promovendo usando a mídia social. 

Além disso, 75% das organizações relatam que o marketing de mídia social no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn direcionou um aumento no tráfego para suas lojas. Os clientes e as mídias sociais devem estar intrinsecamente vinculados à sua mente se você pretende maximizar as vendas.

O marketing nas mídias sociais é econômico

Comparado aos enormes custos da publicidade tradicional, o marketing de seus produtos e serviços nas mídias sociais é muito econômico. Além disso, com a capacidade de segmentar anúncios para seu público-alvo exato, seu investimento aumentará ainda mais. Envolver os clientes com as mídias sociais pode realmente oferecer uma excelente proposta de valor para o seu negócio.

Aumenta o tráfego de entrada

Outro efeito importante da conexão com os clientes através da mídia social é que você vê rapidamente um aumento no tráfego de entrada. Como os anúncios são tão segmentados, você verá que muitas pessoas que o veem o acham relevante e clicam na sua loja.

Aumenta as taxas de conversão

Outro fator dos anúncios de mídia social que são tão segmentados é que melhor para gerar leads de qualidade. O que, é claro, leva a conversões mais altas desses leads em vendas.

É por isso que é tão importante poder envolver os clientes nessas plataformas – com as mídias sociais para comércio eletrônico pode ser uma grande estratégia de crescimento.

Otimização aprimorada do mecanismo de pesquisa

Ter uma classificação de negócios no topo dos resultados nas consultas de mecanismos de pesquisa é uma grande vantagem para os seus negócios. E as mídias sociais desempenham um papel nisso.

O Google chegou ao ponto de levar em conta “sinais sociais” ao classificar as páginas da web. Quanto mais sua empresa for mencionada nas mídias sociais, melhor será o SEO do seu site.

Como alcançar clientes em todo o mundo com mídias sociais

Agora que você entendeu o papel e a importância da aquisição de clientes por meio das mídias sociais, vamos dar uma olhada em como você pode alcançar clientes de todo o mundo efetivamente implementando mídias sociais para comércio eletrônico. Algumas estratégias incluem:

  • Compartilhe conteúdo com valor;
  • Seja consistente em sua voz e abordagem;
  • Sempre responda às perguntas de seus clientes;
  • Dê à sua empresa um rosto humano, interagindo com seus cliente;
  • Crie e mantenha um portal digital dedicado na forma de um blog ou site;
  • Mantenha seu conteúdo atraente;
  • Ofereça brindes aos seus produtos e serviços;
  • Crie grupos em torno de sua marca em plataformas sociais como Facebook e Instagram.

Aproveite o poder das mídias sociais para aumentar sua marca global

Com os consumidores prontamente acessando as mídias sociais para obter inspiração e compras, é necessário usar essas plataformas em sua estratégia de marketing. Você precisa começar a construir uma estratégia para a aquisição de clientes por meio das mídias sociais. Isto é especialmente devido aos seus muitos benefícios. 

Obviamente, uma estratégia eficaz de marketing de mídia social significa que em breve você estará enviando muitos pedidos.