E-Commerce de Moda: O que sua Loja Virtual precisa ter

O e-commerce de moda não era a grande aposta para estar na categoria de produtos mais vendida na Internet, mas essa é a realidade do comércio eletrônico no Brasil. Os itens de moda e acessórios são os campeões, com 14% do volume de vendas de acordo com a e-bit.

O mercado tinha dúvidas se as pessoas iriam comprar roupas pela Internet, já que são produtos que têm fatores de forte influência, como textura dos tecidos e caimento, que só podem ser analisados pessoalmente pelo cliente. Mas, por outro lado, a moda é também uma categoria de produtos que os seus consumidores prezam pelo design e pela exclusividade, podendo superar uma possível compra que precise de troca.

Assim, para encorajar o cliente a fazer a compra sem ver pessoalmente e tocar o produto, o e-commerce deve ter algumas características importantes:

 

Conceito

A moda é um setor que vende não apenas produtos, mas principalmente estilo. Quem compra uma roupa não quer apenas se vestir, mas mostrar ao mundo a sua personalidade. Por isso, uma loja virtual de moda precisa ter um conceito e tudo será pautado nele, como o design da loja virtual e suas ações de marketing.

 

Plataforma

Para superar o fato de não estar provando o produto, a plataforma para e-commerce de moda precisa oferecer algumas funcionalidades importantes, como:

  • Vitrine que mostre mais detalhes do produto sem que o usuário precise acessar a página do produto, como tags indicando lançamentos e produtos com descontos, mais imagens, cores disponíveis, se tem frete grátis, etc.
  • Filtros de busca (por cores, tamanhos, marcas, preços, etc) que ajudem o usuário a encontrar rapidamente o produto que ele quer. Os filtros fazem o papel do vendedor na loja virtual, guiando o cliente diretamente para o que ele precisa.
  • Página de produto com fotos que mostrem os detalhes do produto, descrições completas, todos os atributos (cor, tamanho, etc), avisos de “últimas unidades”, cálculo de frete e demais informações importantes para o cliente decidir pela compra.

Mix de produtos

Já comentei aqui no blog as vantagens do e-commerce de nicho, por isso o mix de produtos pode ajudar o seu e-commerce de moda a conquistar mais clientes em menos tempo. Quanto mais focado for o seu mix de produtos, com peças dentro de um mesmo estilo, mais fácil será a divulgação e a fidelização dos clientes.

 

Divulgação

O e-commerce de moda precisa focar sua verba de comunicação principalmente na construção de marca. O preço conta, mas o valor de marca conta muito mais para que o cliente decida pela compra. Por isso invista cerca de 70% da sua verba total para o marketing da sua loja virtual, principalmente com ações em mídias sociais como Facebook e Instagram, que vêm dado excelente retorno para as marcas de moda.

 

Fidelização

Conquistar um cliente novo custa muito mais caro do que vender para quem já comprou pela primeira vez, portanto invista em estratégias de fidelização. Seja ações de envio de ofertas personalizadas via e-mail marketing ou clubes de pontos, o importante é atrair de volta os clientes para a sua loja virtual periodicamente, principalmente a cada lançamento de coleção nova.

 

Logística reversa

Roupas são produtos que o cliente precisa tocar e provar para saber se vai realmente gostar, por isso vender essa categoria de produtos pelo e-commerce exige uma logística reversa que funcione. O cliente precisa ter a segurança de que vai poder trocar ou devolver os produtos com facilidade para se sentir confiante em finalizar a sua compra.

Se você está planejando lançar uma loja virtual de moda, esses são bons itens para planejar antes de começar a buscar por uma plataforma de e-commerce e vender.

 

 

Fonte: Bleez

Deixe uma resposta

Digite abaixo o seu e-mail
Assine Agora!

Receba nossas dicas para melhorar o seu eCommerce!

Assine nosso informativo e receba sempre dicas essenciais para melhorar e vender mais na sua loja virtual.
close-link
%d blogueiros gostam disto: